8 principais erros de gestão em tempos de pandemia

Ponto de virada: 3 empresas que transformaram seus negócios em meio à pandemia
30 de abril de 2020

gestão de pequenas empresas é repleta de desafios. Essa atividade é capaz de assegurar a saúde financeira das companhias, uma vez que estimula práticas relacionadas à redução de custos, otimização de processos e melhora da produtividade.

Em tempos atuais com a pandemia do coronavírus, a gestão eficiente do negócio se faz ainda mais necessária para superar os obstáculos, vencer a crise e manter a operação da empresa ativa, mesmo que remotamente devido à quarentena.

Além disso, os gestores precisam colocar em prática as estratégias adequadas para promover o crescimento do negócio, assim como tornar a empresa mais conectada, digital e moderna, principalmente no momento complicado em que vivemos com o aumento do home office.

Porém, a gestão de pequenas empresas está sujeita a uma série de falhas que podem prejudicar o andamento das atividades. Pensando nisso, preparamos um artigo completo com os principais descuidos dessa área e como evitá-los. Confira!

Leia mais: Como o ERP para pequenas empresas impulsiona a transformação digital?

Conheça os maiores erros da gestão de pequenas empresas

1. Ausência de planejamento

Não realizar um planejamento adequado é algo que diminui consideravelmente as chances de êxito comercial de uma instituição.

Afinal, é essencial adotar passos como estudo prévio sobre o mercado, análise da viabilidade do negócio, procedimentos de abertura, atividades e processos a serem realizados e definição de estratégias.

Somente por meio dessa preparação, é possível ter maior controle sobre a operação e, assim, evitar imprevistos.

2. Falta de acompanhamento da rotina 

Um ponto crucial para que a saúde financeira da companhia esteja em dia é o acompanhamento constante dos gestores, inclusive no dia a dia. Muitas vezes, não é necessária a presença física, ou seja in loco no negócio. 

Mas, remotamente, é possível verificar o andamento das atividades e processos, garantindo eficiência, agilidade operacional e melhores resultados. Com uma plataforma disponível online e acessível em tempo real, a gestão de pequenas empresas tem todas as informações necessárias.

Inclusive, eliminar esse distanciamento dos líderes em relação à operação é fundamental, pois a combinação do monitoramento dos resultados e a realização de feedbacks influencia no desempenho dos colaboradores.

3. Dificuldade de adaptação

O mercado atualmente está mais dinâmico, novas tecnologias são criadas e os consumidores são cada vez mais ativos e exigentes no processo de compra.

Por isso, os gestores devem estar atentos as tendências, buscando, sempre que possível, adaptar-se para atingir os objetivos de crescimento. Além disso, as empresas precisam se modernizar, se tornar cada vez mais conectadas e digitais.

Veja também: Por que investir em ERP para gestão de pequenas empresas no setor industrial?

4. Administração não integrada

Todas as áreas ligadas às atividades econômicas precisam atuar de maneira alinhada e ter suas operações integradas. Caso esse procedimento não seja feito, a companhia pode ter dificuldades e não ter pleno conhecimento sobre as entradas e saídas de dinheiro, abrindo espaço para prejuízos.

Para evitar isso, um sistema ERP permite realizar a gestão de pequenas financeiras com todos os setores integrados, seja financeiros, vendas, estoque, compras, clientes, estoque e outros. E tem mais: esse tipo de software disponibiliza tudo isso online com dados unificados.

Leia tambémComo o sistema ERP na nuvem aumenta produtividade na sua empresa de serviços

5. Funcionários sem treinamento

Ter uma equipe capacitada para exercer as tarefas previstas é fundamental para que o negócio funcione plenamente.

Para isso, é indispensável que todos os novos membros que entrarem para o time sejam treinados e ensinados sobre as particularidades de sua função, cultura organizacional e como proceder com os sistemas e tecnologias usados.

6. Processos sem automatização

A presença de trabalhos manuais dentro das operações é algo a ser revisto no contexto atual. O motivo para isso é a quantidade de falhas encontradas com esse modelo arcaico, sem falar na perda de produtividade de funcionários que poderiam desempenhar papéis mais estratégicos.

Assim, ao apostar em tecnologias que permitam a automatização, a gestão de pequenas empresas garante maior eficiência e aumento no desempenho.

7. Desatenção com as métricas

gestão inteligente e estratégica é trunfo das instituições que investem na análise de dados.

Não acompanhar os números referentes à operação, seja administrativa, de vendas, ou produtiva, é um grave erro. Afinal, essa estratégia é indispensável para diminuir os gargalos, tomar melhores decisões baseadas em indicadores precisos e aumentar a lucratividade.

8. Falta de inovação

Buscar um diferencial competitivo é uma das primeiras necessidades na gestão de pequenas empresas. Somente assim, pode-se aumentar as chances de êxito. Para isso, é aconselhável possuir tecnologias avançadas.

Neste sentido, um sistema ERP é elemento-chave para trazer inovação, gestão integrada, tornar a empresa moderna e digital e obter melhores resultados gerenciais.

Saiba maisComo garantir previsibilidade financeira com dados do seu sistema ERP?

Tenha sucesso na gestão de pequenas empresas

A gestão de pequenas empresas pode ser eficiente, com aumento da produtividade dos funcionários, minimização de desperdícios e redução de custos. Para isso, é importante contar com as tecnologias adequadas. 

Por meio do SAP Business One, fornecido pela Ramo Sistemas há maior chance de sucesso, uma vez que essa plataforma é completa e garante as funcionalidades necessárias para pequenos negócios e empresas em crescimento.

Reconhecido no mundo dos negócios, o SAP Business One permite a geração de relatórios completos, o planejamento de todas as etapas de produção e o gerenciamento de estoque e de finanças.

Além disso, o sistema permite maior conectividade, mobilidade e produtividade remota, com a solução disponível na nuvem e acessível em tempo real. Vale destacar que empresas que usam tecnologias da SAP têm seu valor de mercado aumentado em 12%. 

Mais informações entre em contato com a Gnaritas Sistemas pelo e-mail gnaritas@gnaritas.com.br

Fonte: Ramo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *