5 passos para uma empresa ter sucesso na internet

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A ascensão das redes sociais (bem como da internet) na relação entre empresas, lojas, marcas e consumidores mudou o cenário do marketing no Brasil e no mundo.

Apesar disso, muitos empreendedores ainda não sabem como aplicar as estratégias de divulgação necessárias para um negócio bem-sucedido; é o que apontou uma pesquisa realizada pela Web Estratégica – consultoria sobre negócios digitais, que diz: 56,4% das empresas investem apenas de 10% a 20% do orçamento de marketing nos canais digitais.

A internet é um mercado latente para qualquer negócio expandir, mas é preciso ter visão, entender do mecanismo e ser arrojado.

“Tempo é dinheiro, e toda mudança precisa começar agora. O momento do planejamento estratégico é uma oportunidade para refletir e repensar os modelos atuais de marketing”, diz o CEO & Founder da TurboMKT – Plataforma de Negócios Online, Edson Moreira.

“As empresas precisam quebrar alguns paradigmas para aproveitar o potencial do digital nas estratégias de divulgação. Existem medidas simples que são fundamentais e precisam ser adotadas imediatamente”.

Especialista e palestrante no mercado digital, Moreira preparou algumas dicas e estratégias para ajudar os empreendedores que querem alavancar as vendas e ter um plano estratégico eficaz. E destaca ser fundamental seguir as etapas mencionadas e iniciar com o passo número 1, pois entender quem é o público-alvo da empresa é a parte mais importante dessa jornada.

“Feito isso, comece. Um plano de marketing simples executado de forma intensa é muito mais poderoso que um plano perfeito que fica na gaveta”, salientou. Então, saiba:

1. PÚBLICO-ALVO 

A importância de conhecer o público-alvo com a maior precisão possível direciona a comunicação, ajusta as campanhas de divulgação e cria uma mensagem que é absorvida com muito mais naturalidade pela sua audiência.

É recomendado investir um tempo com a equipe de trabalho e definir em detalhes quem é o público-alvo. Isso inclui idade, gênero, dados demográficos, dores, desejos, hábitos etc. Quanto maior a riqueza de detalhes, melhor será a confecção da mensagem e os resultados das campanhas.

2. CAMPANHAS DE MARKETING

Uma vez que você conhece o público-alvo, é necessário estabelecer o objetivo das campanhas de marketing. Esses objetivos podem ser vários: reconhecimento a marca, tráfego no website, curtidas na página do Facebook, criação de uma lista de e-mails, cadastro em um evento online ou presencial, compras do produto etc.

“Esse planejamento deve ser feito com objetivos, metas mensuráveis e um plano de ação para o acompanhamento das campanhas. O mercado digital flutua bastante e está sempre suscetível a mudanças. É muito importante que a equipe de marketing esteja atenta a essas mudanças e reaja rápido a fim de otimizar os recursos que forem utilizados nas campanhas. Em outras palavras, é preciso estar atento à direção do vento, sua intensidade e ajustar as velas sempre!”, diz Moreira.

3. EVOLUÇÃO DAS CAMPANHAS

Assim que as campanhas de marketing de resposta direta estiverem em andamento, é necessário definir um processo que siga algumas etapas muito importantes, sendo geração de tráfego, coleta dos dados, análise e otimização.

4. USE O PODER DA INTERNET 

Tão importante quanto levar a mensagem da empresa para a audiência, é a frequência com que você faz isso. Se as campanhas estiverem atingindo as pessoas corretas, de acordo com as metas e os objetivos, é importante adicionar mais um ingrediente nessa fórmula para escalar os resultados: a frequência.

“Mesmo considerando os excelentes resultados conquistados ao implementar os três passos acima, para manter esses resultados você não pode subestimar esse ingrediente: a frequência”, comentou o especialista.

5. CUMPRA METAS

Estabeleça metas de divulgação e cumpra: se você consegue divulgar informações sobre a empresa, sobre o produto, ou até mesmo informações sobre o mercado para manter a audiência da empresa ativa, faça isso de maneira consistente.

Estabeleça uma agenda, pode ser algo como uma vez na semana ou uma vez ao dia, mas seja consistente. Isso engajará as pessoas e elas mesmas passarão a compartilhar as informações, aumentando frequentemente e consideravelmente o número de impactados pela mensagem.

Comece hoje mesmo, as condições perfeitas nunca existirão; várias empresas reconhecem o poder do marketing de resposta direta, acompanham o trabalho de outros negócios, mas ficam travadas pensando em tudo o que precisam fazer para começar. Isso é uma crença limitante. Para começar, basta simplesmente começar!

 

Fonte: DComércio

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